Último dia de transferências: ainda há novidades?



Termina hoje o período de transferências no atletismo português. Só após a meia-noite e quando forem publicadas as listas das diferentes associações poderemos ter uma ideia geral do que mudou em termos das equipas nacionais.
No entanto, nos últimos dias, foi possível perceber algumas movimentações em quatro das principais equipas, que militam na I Divisão, o Sporting tem estado muito ativo, com a contratação de atletas dispensados do Benfica e ainda com alguns outros atletas que poderão juntar algo mais a uma equipa que pretende manter a hegemonia feminina em todas as vertentes, da estrada à pista, passando pelo corta-mato.
E é precisamente no meio-fundo longo e curto que o Sporting foi buscar mais gente, como Miguel Moreira, Tiago Costa, Alberto Paulo e Nuno Lopes, em masculinos, e Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Inês Monteiro, em femininos. Aqui os reforços passam pelas saltadoras Cátia Pereira e Evelise Veiga. Em masculinos, os leões reforçaram-se ainda com o velocista Yazaldes Nascimento e com os saltadores Edi Maia e Miguel Marques.
Uma equipa sempre habituada a estar na primeira linha e no pódio da primeira divisão, o Juventude Vidigalense, também está activo e apesar de algumas perdas na equipa, principalmente saltadores, movimentou-se e conseguiu um dos melhores velocistas do ano passado, Pedro Bernardo, e um especialista de 400 m, Milton Hassany, e mais alguns promissores jovens para a equipa masculina. A equipa feminina perdeu vários elementos, mas conseguiu o concurso de outras atletas importantes, como a heptatlonista Lecabela Quaresma, a meio-fundista Carla Reis, a lançadora Catarina Oliveira e a marchadora Kristina Saltanovic.
Também o S.C. Braga está a reforçar as suas equipas para a pista e em femininos conta com a barreirista Andreia Felisberto, a heptatlonista Rafaela Vitorino, a saltadora Shaina Mags e a fundista Marta Martins. Entre os homens, o barreirista João Fontela e o meio-fundista Hugo Almeida, são as mais valias conhecidas.

Novidades no Benfica são as saídas

Entretanto o SL Benfica ainda não deu conta dos seus reforços, sendo mais frequentes as notícias das saídas dos encarnados, como aconteceu recentemente com um dos técnicos das equipas de formação que tantos títulos venceram nos últimos anos, João Gomes, que irá integrar o projeto do Novas Luzes e que levará consigo nove dos atletas que faziam parte do seu grupo.
No entanto, o Benfica é quase a única equipa com contratos plurianuais registados na FPA (a única exceção é Ricardo Jaquité, do SC Braga), mantendo grande parte da sua formação masculina e algumas das principais atletas femininas, de acordo com as listas tornadas públicas.


Notícias das últimas horas


  • Lisboa: Entretanto, o Sporting anunciou nas últimas horas mais quatro reforços para as suas equipas. Em masculinos, chegou a acordo com Tiago Boucela, saltador em altura, Tiago Aperta, recordista nacional do dardo, e em femininos anuncia a contratação da quatrocentista Dorothé Évora, irmã de Nelson Évora, e a velocista sul-africana Rosalina Santos.
  • Leiria: Juventude Vidigalense anuncia mais dois jovens, Bruno Djaló, ex-Benfica, e Fábio Filipe, ex-Castrense. E anuncia também o decatlonista Samuel Remédios.
  • Aveiro: Emília Pisoeiro é reforço na equipa feminina de meio-fundo do RD Águeda.
  • Braga: A formação do Sporting Clube de Braga está mesmo apostada nos pódios colectivos, anunciando a chegada do barreirista Jorge Paula.


Em actualização durante os dias de hoje, amanhã (embora seja feriado e nenhuma associação regional trabalhe) e depois...

Comentários