Corta-Mato tem ponto de encontro em Amora

Corta Mato Cidade de Amora (foto J.F. de Amora)


É uma das provas mais populares do atletismo nacional. Tradicionalmente muito disputado nos escalões mais jovens, o Corta-Mato Cidade de Amora, que conhecerá no domingo a sua 28ª edição, conheceu grandes dias com a participação de atletas de nível internacional que lhe chegou a valer a inclusão no calendário europeu. A sua saída desse circuito e o desinvestimento na prova em termos de prémio, levou a que ficasse como um bom corta-mato, mas mais virado para os escalões de formação e para as provas de veteranos, pois está incluído no troféu do Seixal.
No entanto, por via de contar como momento de seleção da equipa principal portuguesa que representará o nosso país no Campeonato da Europa de Corta-mato, que terá lugar em Samorim, na Eslováquia, no dia 10 de dezembro, a prova que se realiza no Parque do Serrado, em Amora, ganha este ano um novo alento.
Segundo informação veiculada pela Câmara Municipal do Seixal (embora falte referência a outros atletas que poderão estar presentes), está garantida a presença dos dois primeiros classificados no campeonato nacional de corta-mato deste ano, o benfiquista Rui Pinto, que recentemente competiu num dos melhores corta-matos de Espanha, em Atapuerca, e o vice-campeão Licínio Pimentel, do Sporting.
Para compor o ramalhete, estão também nas inscrições os benfiquistas Eduardo Mbengani, vencedor do crosse de Torres Vedras há duas semanas, Samuel Barata, actual campeão nacional de crosse curto, e Miguel Borges. Já o Sporting apresentará muitos dos seus melhores atletas, como António Silva (vencedor na Amora em 2015), Fernando Serrão, Hélder Santos, José Moreira, Miguel Moreira, Ricardo Dias e Rui Teixeira. Também estará presente o vencedor da prova no ano passado, Nelson Cruz (Clube Pedro Pessoa) e ainda Nuno Costa (Maia AC).
Já em femininos, contando com a participação da vencedora do ano passado, a benfiquista Silvana Dias, a prova tem como nomes mais fortes as sportinguistas Inês Monteiro (que há duas semanas venceu em Torres Vedras), Catarina Ribeiro (vencedora em Amora em 2014), Diana Almeida, e Susana Godinho.
As provas terão início às 9.15 horas, com os escalões de veteranos, começando a última prova, seniores masculinos, às 12.30 horas.

Comentários