Anna Botha: treinadora do ano 2017

Anna Botha (foto de Philippe Fitte, para a IAAF)



Receita de Botha para o sucesso do treino: paciência, resistência e perseverança


Anna Botha, a treinadora de Wayde Van Niekerk, tem 75 anos e tem uma experiência de quase 50 anos de treino. Este ano recebeu o troféu de treinadora do ano. Antes da cerimónia no Forum Grimaldi, a treinadora sul-africana deu uma entrevista a Cathal Dennehy, para a IAAF, que traduzimos agora.
"A vida", diz Anna Botha, "não é sobre os anos que você está vivendo, é sobre o que você contribuiu nesses anos para seus semelhantes”.
Com a idade de 75 anos e com quase 50 anos de experiência de treino, a treinadora nativa da Namíbia, tem uma visão quase incomparável do sucesso no atletismo - e, de fato, da vida. Antes dos Prémios de Atletismo da IAAF da noite de sexta-feira no Mónaco, onde Botha recebeu o prémio 2017 para Treinador do Ano, ela explicou a sua abordagem única e altamente efectiva de treino.
"Eu amo todos e cada atleta como se fosse meu próprio filho", diz ela. "Eu tento lidar com eles como seres humanos com sentimentos, emoções e orientá-los não só na pista, mas na vida quotidiana. O meu principal objetivo é que quando eles deixam de treinar comigo, que sejam pessoas respeitadoras, equilibradas e adoráveis".
Nesta era de desporto profissional, onde Botha treinou Wayde van Niekerk para um recorde mundial e ouro olímpico em 400m, é raro encontrar uma mentalidade de alto desempenho que coexista com uma filosofia tão nobre. No começo, assim como agora, o seu objetivo era apenas ajudar os outros.


Origens humildes


Era 1968 e no Sudeste da África - como a Namíbia era conhecida na época – Botha acompanhou a sessão de treino da filha na escola, mas ficou consternada com o que viu. "Os professores ficaram com os braços cruzados enquanto as crianças corriam para cima e para baixo algumas vezes e depois terminaram", diz ela. "Eu percebi que minha filha tinha potencial e era frustrante que não havia interesse ou ajuda para orientar esses jovens".
Ela escreveu uma carta à Federação Sul-Africana de Atletismo, e eles ofereceram-lhe um pequeno livro sobre treino de atletismo. Com a informação nesse livro, que ela ainda tem hoje, Botha assumiu as funções de treinador na escola, tendo de conduzir durante horas sobre trilhos rústicas para participar de cada sessão.
"Não houve apoio financeiro ou algo assim", diz ela. "Comecei a treinar por causa do amor, paixão e entusiasmo que tenho até hoje".
Em 1990, mudou-se para Bloemfontein, África do Sul, com seu marido, que já faleceu e Botha baseou-se lá desde então. Atualmente, ela tem 26 atletas sob sua tutela, principalmente estudantes da Universidade de Estado Livre, onde a sua estrela principal, Van Niekerk, estudou marketing.
Sempre que um novo atleta a aborda para se juntar ao grupo dela, Botha faz uma pergunta simples: quais são seus sonhos? "Por que você quer treinar?", ela acrescenta. "Se eles estão se aproximando de mim, eles me fazem parte de seus sonhos e objetivos".
Isso pode deixar um fardo para qualquer treinador, e é isso que Botha carrega muito tempo depois de sair da pista. "Antes de ir dormir, penso na sessão de treino e sobre todos os atletas", diz ela. "Então eu percebo que talvez um atleta, quando ele está correndo, tenha um pequeno salto. O que eu vou fazer para conseguir isso e ensinar-lhe a correr suave e fluindo?"
Ela diz que uma solução favorecida é tocar música enquanto os atletas dela correm, o que ela acredita que os ajuda a encontrar relaxamento e ritmo em seus passos.
Embora seja uma ávida leitora, Botha admite que a maioria do que ela aprendeu nos últimos 50 anos veio dos seus atletas. "Você sempre tenta coisas novas", diz ela. "Algumas coisas funcionam, algumas coisas não, mas é uma estrada de ensino e aprendizagem".
Ao longo dos anos, ela treinou atletas famosos como Frankie Fredericks, da Namíbia, ou Thuso Mpuang, da África do Sul, medalha de prata da Universíada de 2011. Mas o atleta mais associado a ela será sempre Van Niekerk.
Se houver um segredo para o estilo de treino, com ele ou com qualquer outra pessoa, é a habilidade de Botha englobar todas as vertentes do desempenho humano. Quando Van Niekerk voava na pista no Rio de Janeiro, ela criou uma imagem clara na sua mente.
"Eu consegui a imagem de muitas fitas coloridas diferentes amarradas em cima, e cada fita representava um aspecto do atletismo - resistência muscular, velocidade de resistência, velocidade, força - e naquela corrida todas aquelas fitas se juntaram e quando ele passou essa linha, o nó final estava amarrado.
"O treino consiste de tantas partes diferentes. Temos de trabalhar em todas e cada uma delas, e no final juntá-las para que sejam um todo, e é assim que eu o visualizo".

Trabalho de amor


Noites como essa no Rio de Janeiro são uma recompensa pelos milhares de dias de dedicação, mas para Botha a chave é encontrar o cumprimento e o progresso em cada etapa da jornada.
"Você tem que adorar", diz ela. "Treinar pede muito sacrifício. Você tem que estar preparada para ficar na pista por horas, faça vento, chuva ou sol e ainda, no final desse dia, sentir que ganhou alguma coisa e ajudou alguém. Se você não tem isso e se você vê os seus atletas apenas como máquinas, não acho que consiga tirar satisfação de sentir que você conseguiu algo. Tem que ser sobre ajudar outro ser humano a alcançar esses objetivos e sonhos ".
Para os seus atletas, Botha é amorosamente referida como Tannie - gíria sul-africana de tia, ou ama - e quando ela subiu ao palco no Mónaco na noite de 24 de Novembro, receberá o reconhecimento por uma abordagem que seus atletas há muito apreciaram.
Ela pode estar a poucas semanas de seu aniversário de 76 anos, mas Botha é tão entusiasmada e aguda quanto possível, suas palavras articuladas em frases cuidadosas que exalam a sabedoria.
Pouco depois, o campeão mundial de salto de altura Mutaz Essa Barshim, eleito atleta do ano, parabenizou-a no hotel da reunião. Botha inclinou-se, desejou-lhe a melhor sorte para a próxima temporada e, falando mais alto para dar ênfase, acrescentou uma lembrança: "permaneça livre de lesões!"
Van Niekerk, é claro, pode perder a próxima temporada depois de ferir o joelho numa partida de râguebi de celebridade, algo que deixou Botha nada satisfeita. "Eu estava zangada, queria matar pessoas", disse, reconhece que, "isto acontece".
Em cinquenta anos, ela viu tudo no desporto, provavelmente esquecendo mais sobre o treino que a maioria de nós nunca saberá. Mas temos de perguntar, quais são as chaves para dominar a arte?
"Paciência, resistência e perseverança", diz ela.
A terminar a entrevista, nota-se que a sua jornada não está completa - longe disso. Para Botha, nunca haverá limite para o conhecimento, a sabedoria ou a experiência, e é isso que a fez quem ela é. "Eu aprendi muitas coisas na temporada passada", diz ela, terminando: “Eu aprendo todos os dias".

Comentários