Recorde feminino na Meia Maratona do Porto

(Fotos Meia Maratona do Porto)



A 11ª edição da Meia Maratona do Porto Sport Zone prometia ser uma das mais competitivas de todas as edições até agora realizadas. E assim foi, como demonstra o recorde feminino da prova batido 5 anos após a última marca registada como a melhor.
Monica Jepkoech, do Quénia, chegou à meta com o tempo de 1:09:23, batendo assim o record da prova que era de Alice Mogire, também do Quénia, e que detinha a marca de 1:10:23, desde 2012.
A segunda classificada foi Vivian Jerono Kiplagat, igualmente do Quénia, que cortou a meta apenas três segundos após a primeira classificada, com o tempo de 1:09:26.
A terceira posição foi também para o Quénia, por Antonina Kwambai, com o tempo de 1:11:52, revelando assim a enorme competitividade prevista.
(Monica Jepkoech)

As condições meteorológicas este ano acabaram por se revelar mais propícias, em comparação com anos anteriores, numa manhã azul mas amena.
Com a partida dos milhares de participantes junto a Ponte do Freixo, a elite feminina era igualmente marcada por um conjunto de atletas nacionais de relevo.  Salomé Rocha, destacou-se como a primeira atleta portuguesa a cruzar a linha de meta, em sexto lugar, seguida por Ana Mafalda Ferreira, do Sporting C.P. e de Vera Nunes, do S. L. Benfica. Mónica Silva, também do S. L. Benfica, fechou o quadro das dez primeiras posições, precisamente com o décimo lugar.
(Carla Salomé Rocha)


O tiro de partida, dado por Aurora Cunha, marcou o início da 11ª Meia Maratona do Porto Sport Zone e também da Mini Maratona Santander Totta, prova não cronometrada com a distância de 6 km.
A meta, situada como junto ao Jardim do Cálem, viu no setor masculino uma chegada quase ao sprint entre três atletas quenianos, separados cada um por um segundo apenas.

Abraham Kiptum atingiu a primeira posição com 1:00:06, ficando Marius Kimutai em segundo, com 1:00:07 e Leornard Kipkoech Langat em terceiro lugar, com 1:00:08.
Num top ten todo ele preenchido por atletas do Quénia, José Moreira, do Sporting C. P., foi o primeiro atleta português a chegar à meta, em décima quarto, com Miguel Ribeiro, do Olímpico Vienense, em décimo quinto, e Daniel Pinheiro, do Maia A. C., em décimo sexto.

O douro uniu mais uma vez Porto a Gaia, num evento extraordinário, repleto de barcos e velas que foram pano de fundo para a cerimónia de entrega de prémios, na qual participaram, Dr.ª Raquel Maia, da Câmara Municipal do Porto e Porto Lazer, o Eng.º Mário Duarte, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr.ª Sandra Silva, da Sport Zone, Dr.º Leite Maia, do Santander Totta, José Regalo, da Federação Portuguesa de Atletismo, e Jorge Costa da Hyundai Portugal.
Resultados provisórios completos (4756 chegados) no site oficial da Meia Maratona do Porto Sport Zone
Fonte: Gabinete de Imprensa da RunPorto.com


Três provas na Grande Lisboa

Na Grande Lisboa, destaque para três provas que mereceram boas participações. Palmela, nas instalações da AutoEuropa, realizou-se mais uma edição da Corrida Volkswagen, onde se registaram, na distância principal, 882 chegados, com triunfos individuais de Nelson Cruz, do Clube Pedro Pessoa (31.08) e de Inês Marques (36.05).
Resultados provisórios já publicados.
Em Cascais, foi tempo de mais uma edição da Corrida da Linha, Médis, com triunfos de Andrelino Furtado (33.07) e Ksenia Bougrova (38.30). A prova principal registou 1383 concorrentes, cujos resultados provisórios já estão publicados.
Finalmente, na Amadora, integrado nas festas da Cidade, decorreu mais uma edição da Corrida do Aqueduto, com triunfos de Samuel Freire, do Sport Lisboa e Benfica, em 32.33, e Cláudia Pereira, do GFD Runing, em 38.31.
Nas classificações provisórias da prova principal, registam-se 414 concorrentes chegados.


Comentários